1

O que é Patrimônio Cultural Imaterial - Sandra C. A. Pelegrini e Pedro Paulo A. Funari

SOBRE A CULTURA E O PATRIMÔNIO - Capitulo I

Umbanda  é declarada patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro
CULTURA: UM CONCEITO-CHAVE

Para falar de patrimônio é necessário entender o que é cultura. Tudo se inicia por ela.
A palavra cultura é uma das mais antigas, em latim significa cultivo da terra. O sentido é bastante concreto: plantar, cuidar da plantação, colher, tudo isso faz parte da cultura.
O pensador romano Cícero que culminou o mais antigo conceito da nossa cultura: o culto ao espírito ou da alma. Contudo, como em tantas outras palavras o verdadeiro conceito acaba se modificando, transformando e nós nem notamos, como no caso a palavra em questão.

A CULTURA MODERNA
Antigamente, quando se desenvolvia o conceito de civilização citavam os europeus como civilizados e o resto do mundo como bárbaros. A civilização, para eles, consistia na erudição e é nesse contexto que a antiga palavra cultura foi alterada e acabou adquirindo "foros de filosofia ao ser adotada na língua alemã como Kultur". Ao contrário de outras línguas para o alemão este termo não significa nada, e por isso mesmo se tornou uma palavra que está ligada ao erudismo.
A cultura também está ligada a construção dos estados nacionais. Para se tornar um estado-nação é necessário que se haja a mesma cultura naquele território, só assim haverá uma formação do País.

EM CENA: A ANTROPOLOGIA
Cultura também é um conceito antropológico antes de ser histórico, filosófico ou lingüístico. "A antropologia surgiu para estudar o outro a cultura dos outros" . Seguindo esta vertente, podemos dizer que a "cultura consiste em transmitir valores adquiridos pela experiência de um determinado grupo humano".

A CULTURA NO SEU CONTEXTO HISTÓRICO
Os antropólogos criaram uma estratégia para adquirir conhecimento em outra cultura. Eles se despiriam de tudo o que eles já viveram e estariam imersos em uma cultura diferente da sua, tentando viver/conviver à maneira do povo estudado. "A cultura não é algo dado, uma simples herança que se possa transmitir de geração a geração. Ela é uma produção histórica, como parte das relações entre grupos sociais".
Existe também uma importante observação a ser feita relacionada a cultura, ela pode ser adicionada por uma outra cultura. O exemplo citado no livro é de um antropólogo que sai de uma cultura que come de garfo e faca, ele se aventura para uma tribo onde eles comem com a mão. Saindo de lá se hospeda na casa de camponeses que também como com a mãe e logo após em uma casa de brasileiros descendentes de libaneses que comem com a mão e com um auxílio de um pão sírio . Percebem a diferença/semelhança entre eles? A cultura pode ser adicionada. Ela não é imutável.

A DIVERSIDADE CULTURAL - Capitulo II

O avanço da industrialização e meios de comunicação gerou o que chamamos hoje de globalização. Na década de 60 se formulou uma hipótese de que houvesse uma homogeneização cultural, contudo ressalta Jean-Pierre Warnier: " A modernização dos últimos 40 anos não produziu a convergência esperada. Mais do que isso: tomou-se consciência de que a humanidade está, de forma inerente, fadada a produzir clivagens sociais de não sei quantos grupos, de distinção cultural, de modos de vida e de consumo muito variados."
A diversidade surgiu para explicar as divergências de um só tempo cultural e político. O que, porventura, haveria de causar uma homogeneidade acabou servindo para demarcar as diferenças culturais.

CULTURA IMATERIAL
A noção de matéria passou a conceituar algo concreto, a junção deste termo com cultura "resultou no conceito de cultura material como a totalidade do mundo físico apropriado pelas sociedades humanas", A cultura imaterial vem da noção de Cícero de alma, espírito. É uma representação, algo que não pode ser tocado.

PATRIMÔNIO
Patrimônio é uma palavra que usamos muito em nosso cotidiano, são os nossos bens de valor. Batemos no peito e dizemos que é o nosso tão suado, patrimônio! Partindo do sentido material acaba nos remetendo ao fugurado: aquilo que tem um valor tão grande para nós que não há dinheiro no mundo que o pague.
O conceito de patrimônio cultural esta ligado a identidade social daquele determinado Estado. Já o patrimônio da humanidade surgiu após as criticas de nacionalismo "considerando não uma abstração monolítica e homogênea - que não existe - , mas na concretude da diversidade.

UNESCO E A SALVAGUARDA DA CULTURA TRADICIONAL E POPULAR - Capitulo III
A valorização que hoje é dada ao patrimônio imaterial advém das alterações sofridas do conceito de cultura e patrimônio. Há uma necessidade de salvaguardar o patrimônio imaterial "e à historicidade dos conceitos que a envolvem explicitam o reconhecimento de que o patrimônio materializa as mais diversas formas de cultura e que, portanto, se constitui em mais uma esfera de embates sociais.


 Ps.: Esse foi um resumo do que eu achei mais interessante da apostila, portanto é um conceito meu. Tem muito mais coisa interessante lá, o melhor mesmo é dar uma lida completa ! Se tiver alguma dúvida, dá uma piscadela aqui !
Beijos
Carol

1 Comments


Obrigado, quebrou um belo galho :D

Postar um comentário

Copyright © 2009 Albergue Histórico All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates