0

Mitologia Japonesa - Primeira parte

Posted by Caroline Pires on 20:27 in , , , , , ,


Izanagi e Izanami
Uai Carol, mas porque logo a Japonesa? O.o

Bem, simplérrimo de responder o seu questionamento, porque todo mundo fala da egípcia, romana, grega e etc. A mitologia japonesa é super interessante e pouco citada por isso adoraria fazer esse pequeno mimo a vocês ! hehe

A mitologia japonesa traz uma grande relação com a religião local, o xintoísmo, segundo a qual, foi criado pelo Deus Izanagui e sua irmã e mulher Izanami.
Mas Carol pára tudo, comassem irmãos e casados? Pois é digníssimos, aprendei-vos que isso é super normal na mitologia de qualquer país. =p
Izanami e Izanagui nasceram nas Altas planícies do céu (algo como o Olimpo para os gregos) e foram os últimos deuses a serem criados. Ambos pararam sobre a Ponte Flutuante do Céu e com uma lança mexeram o oceano para dar origem a ilha do Japão. Izanami além das ilhas deu origem a muitos deuses. Ao dar a luz ao seu último filho, Kagutsuchi, deus do fogo, Izanami teve o ventre queimado, febres altíssimas que resultou em sua morte. Inconsolado com o falecimento de sua mulher Izanagi vai atrás dela em Yomi (mundo dos mortos) e tenta resgatá-la, surpreendeu-se ao ver sua mulher, outrora lindíssima, estava bem diferente, com sua carne apodrecida, comida pelos vermes. Assustado ele foge, mas quase perde sua vida porque os espíritos de Yomi tentam matá-lo.

A origem dos três Deuses
Depois de ter voltado de Yomi, Izanagui precisava se purificar e banhou-se em um rio. Ao lavar seu olho esquerdo fez nascer Amaterasu Omikami, a deusa do sol, ao lavar seu olho direito fez nascer Tsukiyomi-no-mikoto a quem concedeu o domínio da noite e ao lavar seu nariz fez nascer Susanoo-no-mikoto, deus da tempestade. E desde então estes três deuses fornecem a energia necessária para mover o universo.

Amaterasu é a deusa principal da mitologia japonesa e é a partir dela que descende a família imperial japonesa, e um fato bastante interessante que desconhecia era que ela está associada ao símbolo da bandeira japonesa.  Ela tinha um relacionamento bastante estável com seu irmão Tsukiyomi, com quem ela havia sido casada até ele matar a deusa do arroz. (Ele o fez, porque Ukemochi fez aparecer uma refeição um tanto quanto espantosa de seu nariz, boca e reto. Achou isso nojento e acabou a matando). Desde então noite e dia estão separados.
Susanoo, Amaterasu e Tsukiyomi

Já Susanoo sempre criou problemas, ele é visto como um deus intempestivo, sempre causando danos e aborrecimentos. Além de tudo isso ele não conseguia superar a morte de sua mãe e sempre chorava o que causava grandes danos as florestas, rios e montanhas. Para que cessassem esses conflitos causados por Susanoo, Izanami deixou que ele fosse à Yomi ficar ao lado de sua mãe. Antes de ir ele decide se despedir de sua irmã e esta, desconfiada lhe atacou. Para provar que ele estava agindo de boa fé, propôs um acordo. Pórem durou pouco, Susanoo teve um de seus rompantes e destruiu os campos de arroz de sua irmã, joguo excrementos em seu palácio e para completar a baderna, jogou um cavalo morto no grande salão onde Amaterasu e suas irmãs teciam.
Amaterasu assustada se esconde em uma caverna e o mundo mergulha em caos e escuridão. Depois de um plano bolado por seu marido e irmão Tsukiyomi ela sai da caverna e a partir desse dia nunca mais se retirou.

Como castigo, os deuses exilaram Susanoo e ele, tentando restituir-se do erro foi até uma região onde havia um dragão que matava continuamente pessoas e o matou. Todas as pessoas que o dragão engoliu voltou a vida e de seu rabo ele tirou jóias e uma espada que ele deu para Amaterasu como símbolo de paz e união.

Bem pessoas, é muita coisa sobre Mitologia Japonesa e como não quero tornar o post cansativo (apesar de ser hiper interessante), vou postando aos poucos ok? As fontes que tive foram de um seminário apresentado no semestre passado pelo meu grupo. Quem criou os slides foi a Thaisa de Paula, grande amiga e companheira de estudo. Desde já agradeço a ela por toda a colaboração que tem me dado.
No final dos posts de mitologia eu o disponibilizarei os slides!
Abraços,
Carol

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Albergue Histórico All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates